quinta-feira, 9 de abril de 2015

PM avisa que vai cumprir reintegração de posse em Novo Progresso


A policia vem para cumprir determinação da Justiça.
Segundo Major Furtado todos os atos para os invasores Sem Tetos saírem da área invadida pacificamente já foram realizados. Os lideres tomaram conhecimento da decisão judicial e desrespeitaram a ordem.
A Justiça determinou a reintegração de posse para a Família Prazeres em uma área invadida por sem tetos ainda no inicio deste ano, após serem comunicados da decisão o grupo permaneceu na área e continuou a edificar. Muitas famílias acreditaram nos líderes do movimento ( Donizete e Roberto da Parabólica), que garantiam ter derrubado a liminar e continuaram a incentivar a invasão naquele local. Nunca mostraram documentos.
Nesta semana o responsável pelo agrupamento tático da Policia Militar de Itaituba esteve no município acompanhado pelo Major Furtado comunicando as autoridades da reintegração que vai acontecer ainda esta semana.
A decisão qu reintegrou a área para Nardina Oliveira dos Prazeres foi concedida pela Justiça “Vara Agrária de Santarém” através do Juiz de Direito, André Luiz Filo Greão G. da Fonseca.
Caminhões e funcionários da Prefeitura foram disponibilizados para auxiliar a transferência de móveis e pertences dos grupos.
Projeto habitacional
O Prefeito de Novo Progresso prometeu esta semana aos munícipes que vai construir mil unidades de casas populares para resolver o problema habitacional do município, segundo ele a empresa já está contratada e os trabalhos iniciam ainda neste e ano.
Crime
Após serem intimados da decisão os invasores passaram a responder por crime de responsabilidade, a justiça determinou a multa de R$1.000,00 (hum  mil reais) diário.
Sem identificação
Durante a visita para saber o número de pessoas que estavam em cima da área invadida , a reportagem se encontrou com pessoas que se diziam sem teto , que supostamente estavam sendo obrigadas a ficar naquele local porque não tinham condições de pagar aluguel. Mas ninguém concordou em dar nome, ser fotografado. Diziam preferir o anonimato, para não enfrentar a irá dos proprietários que segundo eles circulavam por toda a área.
A ação policial 
Cerca de 100 homens do grupo tático da policia militar do Pará estão disponíveis para executarem a reintegração de posse na região de Novo Progresso.
Cadastramento
A Prefeitura vai fornecer caminhões para a remoção de móveis e outros pertences das famílias desalojadas. Segundo secretario de indústria e Comercio João Garimpeiro , o município já esta arrumando um local para alojar as famílias e vai disponibilizar o cadastramento de famílias sem-teto em futuros programas habitacionais.
Desalento
A reintegração de posse vai ser um desalento as pessoas que nos últimos quatro meses, venderam o que tinham para erguer casinhas de tijolo e de tábua na área.
Conversamos com moradora dos sem-teto na gleba, a mesma confidenciou que sempre recebeu garantias do líder do movimento e presidente da entidade representativa dos Sem tetos Senhor Donizete Duarte , já estaria providenciando energia, posto de saúde e água potável, nunca deixou transparecer que ainda teria que deixar aquele local, trouxe para morar com ela a irmã (grávida ) e o marido dela.
Reintegração
A Polícia Militar planeja para os próximos dias o cumprimento ordem de reintegração de posse, a corporação não informa a data exata, nem dá detalhes sobre como a operação será executada. Já existe no entanto, a determinação judicial para a desocupação da área.
A data da reintegração esta sendo mantida em sigilo pela policia , mas se sabe que vai acontecer ainda esta semana.
Por:Redação Jornal Folha do Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário