segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

DESCASO – MÁQUINA DE RAIO-X DO HOSPITAL MUNICIPAL DE NOVO PROGRESSO ESTÁ SEM FUNCIONAR A MESES.

Foto: Jornal O Jamanxim/- Hospital Municipal de Novo Progresso

Pessoas que necessitam do atendimento médico público do Hospital Municipal de Novo Progresso procuraram a nossa redação do Jornal O Jamanxim para fazerem denúncias, em relação ao aparelho (máquina) de Raio-X que está à meses sem funcionar. Vendo a gravidade do problema fomos até o Hospital Municipal em busca de esclarecimentos. Conseguimos falar com Rosimeire Rodrigues Dourado, a nossa Diretora geral do HMNP, nossa redação perguntou a mesma (Diretora) qual seria o motivo da suspensão do atendimento na sala de Raio-X, segundo ela, o motivo foi o mesmo que havia ocorrido no começo do ano de 2016, quando uma peça, chamada “Ampola” queimou e foi necessário manda a peça para outro estado e isso durou algumas semanas. Porém desta vez, já faz meses que as atividades em atendimento na sala de Raio-X foram suspensas.

Foto: Jornal O Jamanxim - Sala de Raio-X "Sala em Manutenção"

A secretária de saúde a par da situação de extrema necessidade da população, fechou um convênio com uma Clínica do Município (Clínica Sinhá) para que os casos que fossem precisos ser atendidos com exames detalhados com a ajuda de tirar o Raio-X, fossem realizados na Clínica. O acordo foi firma entre as duas partes os representantes do município e a Clínica. Mais como já é de se esperar, o acordo que havia sido firmado se desfez. Então a nossa redação foi em busca de explicações. Sobre o por que se desfez o acordo?
Então se deslocamos até a Clínica. Conseguindo falar com a Diretora administrativa Iracir Derezinho Silva, a mesma explicou a nossa redação que o acordo havia sido feito sim, mas foi bloqueado por motivos do NÂO pagamento pelos serviços prestados! Sendo assim, as pessoas que procurarem o Hospital Municipal para terem atendimento médico direcionado a necessidade do Raio-X para um diagnóstico, no caso de acidente de trânsito ou um exame pulmonar entre outros, só poderá fazer caso procurem um atendimento particular ou seja, com o dinheiro do próprio bolso!
Conseguimos falar com Mara Shimidell, a secretária do novo secretário de saúde do município Eloido Bertholo, a mesma não soube dar explicações detalhadas sobre o caso, apenas que a situação seria revolvida, pois o novo secretária tinha ido à uma viajem justamente para tentar trazer uma nova máquina de Raio-X para o município, já que a mesma (máquina) que se encontra no Hospital é arrendada. Nossa redação tentou entrar em contato com o Secretário Eloido Bertollo, mas sem sucesso.
A conclusão geral é daqui a alguns dias, talvez semanas ou sabe lá que dia uma nova máquina de Raio-X estará no Município. Mas esqueceram de que com a saúde não se brinca, e enquanto isso quem necessita do atendimento público, tanto pessoas do Município, quanto também das comunidades próximas terão que esperar. Por mais absurdo que isso possa parecer! A população Progressense, sofre em todos os mandatos com a péssima qualidade de atendimento no atendimento de saúde fornecida a nossa população carente.
A nossa redação do Jornal O Jamanxim deixa claro que tratamos de assuntos de importância a toda a população, assim como acatar denúncias que tenham a veracidade.  Deixamos aqui o espaço disponível, caso o secretário de saúdo Eloido queira se pronunciar sobre o caso.

Da Redação: Jailson Rosa

Fonte: Jornal O Jamanxim

Nenhum comentário:

Postar um comentário