terça-feira, 13 de março de 2018

Como vai a Flona ??


 
  No dia 13 de fevereiro de 2018 completaram-se 12 (doze) anos da criação da Floresta Nacional do Jamanxim, o motivo de uma briga que envolve mais de 700 (setecentos) propriedades rurais que conduzem a atividade agropecuarista  na cidade de Novo Progresso.
   A medida governamental de criação da Flona trouxe muitos problemas para várias famílias, que do “dia para noite” foram taxados de invasores por uma decisão precipitada do governo.
  Desde então, os produtores reuniram-se em associações para lutar pelos seus direitos, organizando várias reuniões em Brasília juntamente com o ICMBio, o ministério do meio ambiente e a casa Civil, tendo como principal objetivo fazer a área Flona retornar com APA  (área de proteção ambiental), onde, esses produtores poderiam continuar suas atividades agropecuárias livremente na região.

    A primeira Medida Provisória (756) Feita pelo governo para redefinir a área de conservação, tramitou pelo Parlamento e pelo Senado, sendo considerada uma causa ganha. Mas quando chegou nas mãos do então Presidente da República Michel Temer, sancionar a medida, a pressão internacional  foi mais forte que a medida, que acabou por ser vetada.
    Pessoas que já contavam o problema como resolvido, se revoltaram, pressionando  o governo através de protestos e fechamentos da rodovia BR-163, para que fosse feita  uma nova medida.
   Atualmente, o que temos é o projeto de Lei 8107 que, segundo o vice-prefeito Gelson Dill, já está bem diferente da medida provisória, e bem mais flexível para o lado dos agropecuaristas  da região.
    Uma das produtoras afetadas pela criação da Flona foi Mônica Corrêa  da Costa, da Associação dos Produtores Rurais da gleba IMBAÚBA  e GOROTIRE; “ É uma briga bastante extensa, muito desgastante tanto pela Associação quanto para os produtores. As viagens à Brasília tem sido incessantes…” diz ela.
  Embora um pouco frustrada, ela ressalta: [...] “ Faz 21 anos que estou aqui e vim com a esperança de poder crescer, desenvolver e criar meus filhos… pois o filho não foge da luta, o bom guerreiro não perde a guerra, não abandona os soldados; na esperança de que um dia nós possamos vestir a camisa e dizer que fazemos parte dessa pátria e sermos olhados como realmente filhos dessa nação brasileira“.
   O povo Progressense , neste ano de 2018, está com as forças renovadas e, se preciso, continuar a lutar pelos seus direitos como patriotas dessa região.

Pesquisa e diagramação: Manuela E Tacyla
Supervisão jornalística: Denis Macedo e Jailson Rosa
Colégio Hiper Ideal
2º Ano do Ensino Médio
Publicado por Jornal O Jamanxim – Contato (93) 98414-5796 – e-mail: jailsonwebiste@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário